SIGNIFICADO DOS VERBOS MAIS USADOS NOS TESTES E NAS FICHAS DE TRABALHO


O mais difícil são sempre os testes!
Afinal, qual a grande dificuldade em responder às questões dos testes, se tu sabes a matéria?
É a formulação das questões que muitas vezes atrapalha este trabalho tão importante.
Para te ajudar nessa tarefa, aqui está uma lista de verbos utilizados nessas questões:
(No teu trabalho de resposta a questões, sublinha sempre os verbos que indicam a tarefa que tens de realizar na tua resposta!)


SIGNIFICADO DOS VERBOS MAIS USADOS NOS TESTES E NAS FICHAS DE TRABALHO
Os verbos usados nas questões correspondem a objetivos cognitivos de diversos graus de complexidade. Conhecer o significado desses verbos auxilia a compreensão da questão e facilita a execução da resposta.

OS VERBOS E AS TAREFAS SIMPLES

 ASSINALA - marcar cruz ou outro sinal em espaço para o efeito; distinguir, especificar
(ex: “Assinala com uma cruz a alínea correta, em cada item.”)

 ASSOCIA – relacionar elementos apresentados; associar ideias
(ex: “Associa as frases da coluna da esquerda aos respetivos Recursos Expressivos da coluna da direita.”)

 COMPLETA/ PREENCHE – acabar de preencher; completar espaços ou textos com informações
(ex: “Completa a frase da forma mais correta que te for possível.”)

 DISPÕE – organizar elementos segundo uma dada ordem, forma ou critério
(ex: “Dispõe no quadro abaixo as palavras selecionadas nas respetivas colunas das Classes de Palavras.”)

 ELEGE – escolher certos elementos ou informações dentre várias; distinguir conjuntos de ideias ou factos; nomear factos ou critérios sem grande minúcia
(ex:”Elege três características do Narrador Participante.”)

 ENUMERA – o mesmo que Enuncia; relatar ou especificar dados, pela respetiva ordem de prioridade
(ex:” Enumera as consequências da Peste negra na produção artística.”)

 ENUNCIA – fazer lista dos elementos pedidos; expor dados
(ex: “Enuncia os estilos de pintura pompeiana.”)

 IDENTIFICA – atribuir nomes aos elementos; listar elementos de forma resumida
(ex: “Identifica os fatores da romanização da Península Ibérica.”)
(Atenção: em certos casos o verbo Identificar pode pedir tarefas complexas – ver II Parte)

 INDICA / REGISTA – prestar/mostrar/escrever informações
(ex: “Indica as datas de nascimento e de morte de Luís Vaz de Camões.”)

 RELATA – o mesmo que Enumera; expor factos ou fenómenos
(ex: ”Relata os fatores que influenciam os jovens a lerem.”)
 
 SELECCIONA – escolher elementos num dado conjunto, de acordo com um dado critério
(ex: “Com base no texto A, seleciona as ideias centrais do autor sobre a importância da leitura.”)


OS VERBOS E AS TAREFAS MAIS COMPLEXAS

 ANALISA – examinar, criticar certo documento escrito ou visual, interpretar com base no texto; o mesmo que Comenta
(ex: “Analisa a segunda estrofe do poema.”)

AVALIA – realizar juízo de valor apresentando critérios, fazer balanço final de situação ou fenómeno histórico ou artístico, sintetizar com espírito crítico
(ex: “ Avalia o impacto do Humanismo na cultura artística do Renascimento.”)

CARACTERIZA – descrever com exatidão, individualizar casos ou situações, enunciando as suas características próprias; o mesmo que Descreve
(ex: “ Caracteriza as atitudes da personagem principal (protagonista) do texto.”)

 COMENTA – o mesmo que Analisa; interpretar, explicar, criticar, esclarecer o significado de certa ideia, documento, obra de arte ou situação
(ex: “ Comenta o texto nº 2.”)

 COMPARA – estabelecer semelhanças e diferenças entre casos, situações, etc., com base nas suas características
(ex: “Compara as características do Texto Poético e do Texto Narrativo com a Epopeia Clássica.”)

CONTEXTUALIZA – inserir em contexto; enquadrar casos particulares em situações ou processos históricos apropriados
(ex: “Contextualiza Os Lusíadas no Renascimento Europeu”)

 DEFINE – explicar o significado de algo; demarcar os limites de um conceito
(ex: “ Define Texto Poético.”)

DESCREVE – expor os traços/características de algo ou alguém; o mesmo que Caracteriza
(ex: “Descreve as principais diferenças entre uma Notícia e uma Crónica.”)

 DISTINGUE – diferenciar, comparar e/ou descriminar situações, obras ou conceitos
(ex: “Distingue a Tipologia do Texto A e do Texto B.”)


 EXPLICA – justificar as causas de algo; tornar inteligível ou interpretar certo documento, conceito, facto apresentado
(ex: “ Explica a importância do Renascimento na epopeia Os Lusíadas.”)

INTERPRETA – tornar claro, comentar, traduzir, explicar criticamente uma ideia, obra ou facto apresentado
(ex: “Interpreta a metáfora na expressão seguinte: És a luz dos meus olhos.”)

 JUSTIFICA – demonstrar ou fundamentar a resposta dada, demonstração de evidências, etc.
(ex: “Justifica as atitudes da personagem principal deste texto.”)


RELACIONA – estabelecer relação entre algo, confrontar situações, conceitos ou factos apresentados
(ex: “Relaciona Os Lusíadas com as Epopeias Clássicas”)

 RESUME – condensar as ideias de um documento; sintetizar factos ou conceitos
(ex: “Resume, num máximo de 60 palavras, as principais ideias do texto A.”)

 SINTETIZA – condensar criticamente conjuntos de factos ou conceitos
(ex: “Sintetiza, num máximo de 60 palavras, as características de uma Epopeia.”)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares